segunda-feira, março 14, 2011

Associações do bairro da Liberdade vão enviar ajuda ao Japão


Presidente da Associação Miyagui Kenjinkai ainda não fez contato com seus familiares (Foto: Letícia Macedo/ G1)

Organizações ligadas à comunidade japonesa do bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, se organizaram para ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o país nesta sexta-feira (11). Uma conta bancária foi aberta nesta segunda-feira (14) pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil para receber doações.

A associação Miyagui Kenjikai do Brasil, que funciona na Rua Fagundes, 152, aceita contribuições para encaminhar diretamente à província mais atingida pela tragédia. Por enquanto, as doações só podem ser feitas na sede da entidade. A organização segue recebendo pedidos de ajuda para localizar parentes que habitam na região. Oitenta famílias já procuraram a ajuda da associação. Dez pedidos de localização foram encaminhados à província.

“Enviamos prioritariamente os pedidos relativos às pessoas que moram mais próximo da costa, que foi a área mais atingida”, afirmou o presidente da associação, Koichi Nakazawa, que mora há 47 anos no Brasil. Ele ainda não conseguiu fazer contato com seus oito irmãos que habitam em Miyagi. “Tenho também muitos amigos que trabalham com pesca, criação de ostras, algas. Todos têm moradias muito próximo do litoral”, disse.

O contato com Sendai, capital da província, só foi restabelecido neste domingo (13). “Existem muitas brasileiras casadas com japoneses. O governo da província nem conhecia essas pessoas”, contou. “Vemos muitas informações sobre o terremoto na imprensa brasileira. O Brasil é muito próximo do Japão. Por isso, temos que nos empenhar para ajudar essas famílias brasileiras a encontrar seus parentes”, disse.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social também recebe doações para as vítimas do terremoto no Japão. A associação funciona na Rua São Joaquim, 381 (térreo), na Liberdade, região central de São Paulo. O escritório funciona das 9h às 17h30.

Serviço:
Campanha SOS Japão - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
Banco do Brasil
Agência: 1196-7
Conta corrente: 29921-9
CNPJ - 46.568.895/0001-66

Miyagui Kenjikai do Brasil
Rua Fagundes, 152, Liberdade
Horário de funcionamento: 9h às17h

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 (térreo), Liberdade
Horário de funcionamento: 9h às 17h30


fonte: G1

Nenhum comentário: