Impressionante como o mundo virou virtual...pra que ligar e ouvir a voz das pessoas se podemos enviar um sms dizendo: - Eae! –pronto. Tá feita a comunicação. Sem um tom na voz, sem sentimentos, apenas frases jogadas pela rede. Não vou ser hipócrita e falar que é horrível, porque eu também me adaptei à era digital, mas que às vezes a gente quer ouvir a voz, nos sentirmos mais próximos das pessoas, ah eu sinto falta.
E dos cartões de aniversário? Nem me lembro quando recebi o último! Agora recebo mensagens no Orkut, Facebook e derivados. Quando recebia cartões era legal, porque você sabia que a pessoa parava 5 minutos da vida e pensava em você, qual cartão combinava com o seu jeito, e escrevia pensamentos...agora você entra em qualquer site de cartões, coloca o e-mail da pessoa e pronto! Tá feito o servicinho. Tarefa cumprida! Ou se são vários aniversariantes, mesma mensagem, mesmo cartão e vários e-mails de envio. Ou você acha que cada um escreve uma mensagem diferente para aniversariantes do mesmo dia? Nada como o ‘copypaste’ para você ganhar 2 minutos no seu dia ocupadérrimo. Sim, porque você é uma pessoa ocupada demais para ligar de vez em quando.
Outro dia enviei um e-mail à duas amigas pedindo o endereço da residência que eu queria mandar cartas, como antigamente. A amiga que mora fora respondeu eufórica um ebaaaa...a que mora aqui já mandou um: - Ah, você mora perto. Passa aí em casa e também tem e-mail. Onde foi parar o glamour, as plumas e paetês? rs
Acho engraçado que fora do país, principalmente nos EUA, empresas como a Hallmark ainda ganham muito dinheiro com cartões, embora muitos deles enviados agora online. Lógico, a empresa não pode parar...mas fora do Brasil, é impressionante como o celebrar é gostoso. Tudo é festa, bolo, cartões, lembranças, reuniões...eles tem motivos pra qualquer dia! É uma forma de fazer o outro parar por uns instantes e pensar no próximo, doar seu tempo para dividir, ser menos egoísta, pensar menos no próprio umbigo e porque não enviar um cartão?
Lembra no Natal quantos cartões recebíamos? Era mais ou menos assim, os mais amigos mandavam, não é? Paravam um pouco suas atividades, compravam cartões, escreviam, iam no Correio e esperavam por uma resposta. Agora você abre um cartão de Natal online, ‘copypaste’ todos os seus contatos e Feliz Natal, até pra você que mal conheço! rs Pior, num Natal recente recebi um cartão que você escolhia as bolas e enfeites e montava sua própria árvore! Daqui a pouco, as pessoas vão ficar com preguiça de montarem suas árvores. A tecnologia facilita sim a vida das pessoas, mas afasta sim os laços mais sinceros com elas.
Gostou do texto? Copypaste! É mais fácil e você nem precisa perder tempo pensando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário